JOVEM COM DISFUNÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL É NOMEADO PARA CARGO PÚBLICO NA UFSC

JOVEM COM DISFUNÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL É NOMEADO PARA CARGO PÚBLICO NA UFSC

Businessman holds his hand near his ear and listening

Atendendo a demanda proposta pela Del Olmo & Advogados Associados (DO&AA), a 3ª Vara Federal de Florianópolis deferiu liminar que assegura vaga de candidato aprovado em Concurso Público realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, na categoria de vagas destinadas a portadores de deficiência.

A Universidade promotora do Concurso, mesmo após a aprovação do candidato, indeferiu sua posse ao argumento de que ele não se enquadraria na legislação que prevê a reserva de vagas a portadores de deficiências.

No caso em questão, o candidato possui  (DPAC), que afeta as vias centrais da audição, ou seja, as áreas do cérebro relacionadas às habilidades auditivas responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações sonoras, causando dificuldade de processamento das informações captadas pelas vias auditivas, situação esta que não esta expressamente prevista na legislação de regência (Decreto 3.298/99).

Porém, o Juízo Federal, acolheu os argumentos do candidato patrocinado pela DO&AA, já que, segundo a própria decisão, “(…) A  reserva  de  vagas  em  concursos  públicos  para  pessoas  com deficiência,  cujo  fundamento  máximo  reside  no  art.  37,  inciso  VIII,  da Constituição  Federal,  é  importante  medida  de  caráter  inclusivo,  que,  por  sua natureza,  não  deve  sofrer  interpretações  excessivamente  restritivas,  desde,  claro, que estejam presentes os pressupostos legais”.

Assim, a liminar foi deferida para o fim de determinar  à autoridade impetrada que promova em favor do impetrante a reserva da vaga para a qual ele foi nomeado.

Processo n. MANDADO DE SEGURANÇA  502892371.2016.4.04.7200/SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Veja também

LIMINAR JUDICIAL REINTEGRA SERVIDOR PÚBLICO DEMITIDO INJUSTAMENTE

LIMINAR JUDICIAL REINTEGRA SERVIDOR PÚBLICO DEMITIDO INJUSTAMENTE

O médico C.P.A.S.C, que é Especialista em Atenção Domiciliar, era o único profissional lotado no SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) e foi demitido por decisão do Prefeito de Jaraguá do Sul em novembro do ano passado. O servidor respondeu a sindicância...

Continue lendo...

TCE/SC Muda Decisão sobre ESF de Jaraguá do Sul

A Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul tem 22 equipes da Estratégia Saúde da Família. Os profissionais de saúde que trabalham nestas equipes são servidores efetivos que recebiam gratificação de função para ficarem exclusivos no ESF, sem a percepção de horas extras. O TCE/SC determinou...

Continue lendo...

Acompanhe-nos

Pesquise no Blog

Busque por palavra-chave, por tags, data de publicação ou título.

Youtube

Clique aqui e confira nosso canal

https://youtu.be/TT5ZaPLWgq4

Newsletter

Assine nosso feed e fique por dentro de novos posts e eventos.